MESTRADO    ESTRUTURA CURRICULAR

 

Mestrado Profissional em Avaliação (stricto sensu)

A estrutura curricular do Curso de Mestrado Profissional em Avaliação reflete a multidisciplinaridade. O núcleo comum é composto por quatro disciplinas obrigatórias e três eletivas. As obrigatórias fornecem o embasamento para planejar, desenvolver e relatar avaliações ou estudos avaliativos. As eletivas, de livre escolha dos mestrandos, têm sua oferta na dependência das necessidades de aprofundamento de grupos de mestrandos de cada turma. Nos Seminários, obrigatórios, encontram-se a Prática de Avaliação que proporciona, aos mestrandos, a vivência do processo avaliativo, em suas diferentes etapas e procedimentos, além do Seminário de Orientação de Projeto de Avaliação, cursado pelo menos por dois quadrimestres.

A grade curricular pode ser conhecida a seguir.



   a) Disciplinas Obrigatórias (180 h)


Metodologia da Avaliação

Ementa: Conceitos básicos de avaliação. Abordagens de avaliação e tendências mais recentes no Século XXI. Pertinência, vantagens e limitações. Diretrizes práticas do planejamento. Questões avaliativas, critérios e temas de debate. O plano para administrar a avaliação. Comportamento ético do avaliador


Análise e Interpretação de Dados

Ementa:Modelos para tomada de decisões. Associação entre duas variáveis qualitativas ou quantitativas. Medida de incerteza. Distribuições amostrais. Inferência sobre a proporção ou a médias populacionais. Comparação de dois e mais tratamentos. Análise de dados categóricos.


Instrumental de Avaliação

Ementa:Construção, validação e aplicação de instrumentos de coleta de informações no contexto de estudos avaliativos. A relação objetivos de estudo–escolha do instrumento. Vantagens, dificuldades e limitações no uso de instrumentos de coleta de dados. Objetivos e características dos principais instrumentos - questionários, roteiros de entrevistas, grupos focais, fichas de observações, listas de verificação (checklists), escalas de atitudes, portfólios e roteiros para processos avaliativos. Procedimentos de construção e validação de instrumentos com referência a categorias de avaliação e respectivos indicadores.


Meta-Avaliação

Ementa:Meta-Avaliação: conceito, importância e critérios para realização. Meta-Avaliação como julgamento do mérito e da relevância da avaliação. Padrões para o julgamento da avaliação e aplicação prática. Elaboração de relatórios para comunicação de resultados.



   b) Disciplinas Eletivas (3 disciplinas = 90 h)


Avaliação de Sistemas Escolares

Ementa:Avaliação em Larga Escala: conceito, características e objetivos. Avaliação em Larga Escala após a década de 80 no mundo e no Brasil. As avaliações comparadas no mundo. Dilemas da avaliação dos sistemas escolares: amostra e universo de alunos, testes e outros instrumentos de medida, obtenção e divulgação dos resultados para escolas, diretores, professores, alunos e comunidade em geral. O uso do resultado das avaliações: nível macro e micro.


Construção de Testes

Ementa:Relação entre testes, currículos, standards (padrões), competências e habilidades. Técnicas de construção de itens de múltipla escolha e de itens com respostas construídas pelos alunos. Elementos constitutivos de um item de teste. Critérios de aceitação das respostas.


Políticas Públicas em Avaliação

Ementa:Conceitos de Política Pública. Ciclos de política pública. Política de avaliação, avaliação de políticas e avaliação produzindo políticas. Sistemas de avaliação de políticas públicas e contribuições para o diagnóstico e a formulação de novas políticas. Fundamentos, modelos e práticas de avaliação de políticas públicas nacionais e internacionais, de diferentes áreas.


Avaliação Institucional

Ementa:Avaliação institucional em educação: objetivos, princípios, características e finalidades. Aspectos éticos que permeiam a avaliação institucional na área Social, da Educação e da Saúde. Histórico da avaliação institucional no Brasil. Avaliação institucional como procedimento de avaliação interna (autoavaliação) e externa (políticas públicas de avaliação). Processos metodológicos e usos da avaliação institucional em instituições e sistemas educacionais. Análise de modelos avaliativos aplicados à Educação Superior no país. O Sinaes o Enade.


Avaliação de Desempenho Profissional

Ementa:Principais sistemas de gestão de avaliação de desempenho profissional. Conceitos, paradigmas, tipos e modelos de avaliação do desempenho profissional. Aprendizagem em avaliação de desempenho profissional. Avaliação de talentos nos contextos organizacionais. Entrevistas de avaliação do desempenho na perspectiva de coaching. Análise dos resultados da avaliação do desempenho. Construção de um processo de avaliação de desempenho profissional.


Experiências Multidisciplinares em Avaliação

Ementa:Estudos multidisciplinares em Avaliação. Formas de tratamento de temas, objetivos, subsídios teóricos, metodologia e resultados. Análise dos estudos a partir de critérios de julgamento. Análise de banco de dados com identificação de problema/situação a ser avaliada.


Avaliação Qualitativa

Ementa:Origem da abordagem qualitativa. O social e o cultural como conceitos. A contribuição da antropologia para a abordagem qualitativa. Complementaridade entre abordagens qualitativa e quantitativa. A dimensão qualitativa da avaliação. Instrumentos de avaliação qualitativa: observação e entrevista. Elaboração e aplicação de instrumentos. Análise de resultados.


Avaliação de Programas de Comunicação

Ementa:Estudo das mídias tradicionais de comunicação e seus elementos constituintes. Observação, descrição e análise de programas midiáticos segundo seus elementos de linguagem. Elaboração de análises apreciativas e de avaliações iniciais do programa, considerando itens privilegiados por instrumentos específicos.


Avaliação de Programas Sociais

Ementa:Avanços conceituais e metodológicos da avaliação de programas sociais. Delineamento e desenvolvimento de sistemáticas de avaliação de programas sociais. Análise situacional. Construção de questões e indicadores de mérito e de relevância. Condução do processo avaliativo na área de desenvolvimento social. Utilização de resultados para a comunidade que atua, que estuda e que decide.


Avaliação das Tecnologias de Informação e Comunicação

Ementa:Tecnologias de informação e comunicação e sociedade. Recursos, aplicações e limitações das tecnologias. Avaliação das tecnologias.


Avaliação Organizacional

Ementa:Conceitos e bases teóricas do estudo das organizações. Tipologia das organizações e das estruturas organizacionais. Conceitos básicos, paradigmas e modalidades de avaliação organizacional. Concepção e instrumentação de projetos de avaliação organizacional. Os resultados da avaliação organizacional, formas de comunicação e impacto. Implicações sociais das avaliações institucionais e postura ética do avaliador.


Estratégia de Monitoramento e Avaliação em Saúde

Ementa:Monitoramento e avaliação em saúde. Sistemas de monitoramento e avaliação nacionais e internacionais. Uso de indicadores no monitoramento e avaliação de políticas públicas de saúde. Uso de indicadores no monitoramento e avaliação da situação de saúde nacional. Metodologias de avaliação em saúde. Relação das metodologias com políticas públicas na área da saúde.


Avaliação da Aprendizagem em Processos de Educação a Distância

Ementa:Processos e práticas de avaliação da aprendizagem no contexto da educação a distância e do e-learning: conceitos, trajetórias e contextos privilegiados de EAD e e-learning. Relações entre especificidades da EAD, teorias de aprendizagem e abordagens de avaliação. Desafios da avaliação da aprendizagem no âmbito da EAD. Novas perspectivas para a avaliação da aprendizagem na EAD.



   c) Seminários de Avaliação


Prática em Avaliação (45 h)

Ementa:Desenvolvimento e aplicação das competências do avaliador na realização de estudos avaliativos, em situações reais, com a orientação de docente pesquisador/avaliador.


Orientação de Projeto de Avaliação (90 h)

Ementa:Acompanhamento, pelos docentes do Programa, do desenvolvimento dos projetos de avaliação dos mestrandos sob sua orientação.





Seleção 2017

A Coordenadora do Curso de Mestrado da Fundação Cesgranrio torna público o Processo de Seleção de Candidatos para o Curso de Mestrado Profissional em Avaliação, com início em maio de 2017.


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Acompanhamento de Inscrição

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